quinta-feira, maio 19, 2005

Erros sistemáticos quando se investe

Deixo aqui alguns erros sistemáticos que os investidores cometem:
- Sobreestimação das suas capacidades de investimento. Isto leva os investidores a pensarem-se mais capazes do que são e mais confiantes das suas capacidades quando investem pois estão certos que é o correcto, levando-os a não atender a informação pertinente nem à realidade do que se está a passar no mercado onde investe. Mesmo que o mercado lhe mostre o contrário ele não desiste da sua convicção.
- Depois de mostrar preferência por uma determinada acção ou estratégia, o investidor é levado a distorcer toda a informação que recebe, de modo a favorecer e dar razão à sua decisão.
- Os investidores são, frequentemente, incapazes de alterar a sua opinião de investimento (ainda mais as que se sustentam por períodos longos de tempo), mesmo que o que acontece na realidade seja contrário às suas opiniões: ficam "apaixonados" pelas seus investimentos, racionalizam as perdas ou esperam demasiado tempo para vender, no caso das perdas.
- Tendem a lembrar-se dos seus sucessos e minimizar ou esquecer os insucessos. Claro que festejar os sucessos é desejável, mas não aprender com erros já é pior.
- A maioria dos investidores evita correr riscos quando há possibilidade de ganho. mas correm-nos quando confrontados com perdas.
- Os investidores estão sempre impacientes para vender uma boa acção.
- As pessoas dão mais importância à perda de 50 euros, por exemplo, do que ao seu ganho.
- Os investidores assumem que a falta de movimento do mercado ou do preço de uma acção representa estabilidade, e que a volatilidade representa instabilidade.
- Os investidores tornam-se obsessivos com preços, aos quais prestam mais atenção, do que a informação sólida e consistente.
Estas são algumas das lições necessárias para se poder ter algum sucesso e que fazem parte do repertório de investidores que através da sua prática conseguiram transmitir por palavras essa experiência e que é uma das fontes mais válidas para mim.

Sem comentários: