domingo, maio 28, 2006

A Maximização das... Perdas!

A MAXIMIZAÇÃO DAS... PERDAS!
O título parece referir-se a um tema que não passa de um absurdo, porque o que é recorrente é ouvirmos ou lermos sobre o que nos poderá levar à maximização dos lucros/ganhos. No entanto, muitas pessoas continuam a perder dinheiro (muito dinheiro) em Bolsa todos os dias e o que por vezes parece assegurado passa a ser uma grande "dor de cabeça"; o que se ganha numa semana perde-se na seguinte e o mesmo acontece em relação aos meses e aos anos... ou seja, se se fizer contas muitos perderam patrimónios, outros nem por isso mas perderam e uns "felizardos" acabaram por obter o seu rendimento do seu trabalho e do seu esforço para o conseguir.
O que é que diferencia uns dos outros... os que ganham (de forma consistente) e os que perdem?? A frase "A seguir a novos máximos vêm outros e vice-versa." está relacionada com os ganhos e as perdas que conseguimos nos nossos investimentos, porque a seguir a novas perdas vêm mais perdas e o oposto também acontece. Porquê? A resposta está na perseverança e no planeamento do investimento (qualquer que seja o seu prazo).
Se não possuímos estes aspectos importantes (que se resumem à disciplina) as perdas irão acumular-se, mesmo com obtenção de ganhos. Será que todos os que pretendem obter sucesso na Bolsa utilizam um plano/estratégia de investimento? Claro que não. E o caminho para se chegar até uma certa disciplina é árduo e requer paciência e dedicação. Quem está disposto a isso? Muito poucos. Deste modo, o comportamento indisciplinado dos investidores abunda e o mercado irá castigar, sempre, os que não fazem esse trabalho... o do caminho para a disciplina e para um plano de investimento. Este comportamento indisciplinado é, por vezes, recompensado pelo mercado naquele "trade" que até não se tinha nada planeado mas que até saiu bem... são estas vezes que levam os investidores a não fazer a mudança necessária para a obtenção do sucesso, porque vão ganhando (ilusoriamente) e pensam que não precisam de alterar a sua "postura" em relação aos mercados dando-se assim a MAXIMIZAÇÃO DAS... PERDAS. Esta maximização acontece, porque quem não tem estratégia vai investir com uma carga emocional bastante grande e é tanto maior quando se está a perder e não é fácil investir depois de ter tido uma sequência grande de "trades" perdedores. Assim, a perda levará a mais perdas, porque a tendência é de se arriscar mais; de querer recuperar essas perdas da forma mais rápida possível, mas ainda sem estratégia e com uma forte carga emocional "minando" qualquer decisão de investimento que se possa querer fazer. O mesmo acontece quando temos uma sequência de "trades" ganhadores e que coloca a nossa rendibilidade em percentagens que até nós ficamos admirados como o conseguimos. Como estamos habituados a ganhar, mesmo sem o tal plano de investimento para seguir, quando nos deparamos com perdas não aceitamos e o sofrimento é muito grande, e a nossa parte emocional reage com descontrolo levando-nos a mais "trades" perdedores, pois estamos a ser recompensados pelos ganhos obtidos, recentemente, e o nosso pensamento fica influenciado pelas emoções positivas levando-nos a uma "cegueira" para a realidade dos mercados.
Concluindo, um plano de investimento deve existir sempre e devemos trabalhar/estudar para que isso aconteça, porque com uma abordagem adequada e uma estratégia minimamente delineada o caminho será, de certeza, o da maximização... mas dos ganhos! É só uma questão de tempo, daí a perseverança.
Abraços e bons planos/estratégias.
EnglishMan

Sem comentários: