quarta-feira, abril 25, 2007

Os Stops... estratégicos

O stop-loss e a colocação do mesmo a um valor que pretendemos é sempre alvo de muita subjectividade e discussão por parte dos traders... talvez seja a experiência que nos poderá levar a melhorar o preciosismo/sensibilidade de o estabelecer.
Por exemplo, não tem lógica comprar um título acima dum suporte ou na quebra de uma resistência e colocar um stop logo abaixo desses indicadores pois corremos o risco de ser stopados sem aproveitar verdadeiramente a situação de ganho. Mas também tudo depende da nossa forma de estar no mercado e da nossa estratégia/método de negociação.
Para mim, há factores importantes a ter em conta que são estudados end of day mode (com as cotações de fecho de sessão) para estabelecer o stop:
1. o nível de risco que estabeleço para cada trade, pois esse valor dá-me uma margem de segurança para ficar mais "descansado" (no caso de risco 1 e 2, por ex.) em relação à decisão de investimento que tomei pois ao decidir-me dessa forma estou a prever boas probabilidades de conseguir obter ganho, mas sempre com a probabilidade de o não conseguir em perspectiva.
2. O contexto dos mercados globais, pois para mim parece-me importante não só a individualização da decisão de investimento baseado em sinais técnicos, mas também a contextualização dessa decisão.

Concluindo, os meus stops são mentais ou em sistema dependendo destes factores aos quais atribuo importância (para além de outros) e vou-me adaptando à evolução da cotação do activo, sempre com preços de fecho de sessão, excepto nos trades de alto risco em que não tenho tempo para acompanhar o mercado e aí coloco um stop em sistema; nas situações em que o ganho já existe e acho que os sinais técnicos podem levar a uma correcção do activo e então coloco o stop em sistema e se o activar já tenho o ganho estabelecido e do lado de cá.

Claro que todo este "palavreado" tem de ser visto num panorama dinâmico próprio dos mercados financeiros e aos quais teremos de nos adaptar constantemente tentando tirar o melhor partido das nossas opções de investimento. Mesmo em relação à nossa estratégia/método teremos de estar sempre em actualização/aprendizagem e consequente melhoria/afinação.
Por exemplo, antes da colocação do stop está a decisão do momento de investimento... este é o início e o mais importante momento do trade, o momento de entrada no mercado e se a "máquina" não funciona todo o resto não interessa estabelecer, porque não dá certo.
É deste modo que tento estabelecer uma gestão dos meus trades com mais ou menos cuidado/atenção, pois nem sempre estamos também nós... no melhor momento.

Abraços.
EnglishMan

Sem comentários: