quarta-feira, novembro 23, 2005

Investidor Profissional vs. Investidor Iniciante

Concepções Erradas muito comuns nos novos investidores (iniciantes)
-pensam/acreditam que podem negociar consistentemente com uma "performance" de 80%.
-pensam/acreditam que podem "transformar" 1000 euros em 100.000 num curto período/espaço de tempo (por exemplo, 6 meses).
-pensam/acreditam que podem predizer consistentemente para onde se dirigem os mercados e ainda, pensam que conseguem fazer essa predição dentro de um intervalo de tempo muito curto (como por exemplo, no daytrading).
-pensam/acreditam que podem ter um sistema que seja 100% exacto (com 100% de ganhos).
Deste modo, pensam que são investidores infalíveis e este sentimento é tanto maior quanto o seu início é carregado de sucessos. Ou seja, perder... NUNCA... mas como há sempre uma primeira vez...
-pensam/acreditam que podem deixar os seus empregos/trabalhos (os estudos até) e que terão uma vida para desfrutar a tempo inteiro após alguns meses de negociação. Alguns falam em carros de alta cilindrada, barcos, aviões.....
Não quero ser "desmancha-prazeres" mas investidor profissional só a pessoa que está em financeiras/correctoras e que lida com os mercados no dia-a-dia... mas é pago para isso. Agora ser investidor profissional, individualmente, é impossível, a não ser que tenha já bastante dinheiro... e mesmo assim. Quem continua a ter algum dos anteriores pensamentos/crenças continua a ser um investidor iniciante, mesmo que tenha já alguns anos de experiência.
Para além destes pensamentos, considero que qualquer investidor (ou que se apelide assim) que utilize os seus únicos rendimentos (de sobrevivência) com o objectivo de ganhar dinheiro na bolsa e pagar as suas contas, está a errar profundamente. Porquê? Porque existe a obrigação de ganhar o que é contrário à sensação de segurança e confiança que o investidor deve atingir para ter sucesso... apenas e só porque assim, cada investimento ("trade") vai ser sentido como se fosse um caso de vida ou de morte.
Bons negócios.
EnglishMan

Sem comentários: