terça-feira, outubro 04, 2005

"Run your profits, cut your losses"

A aplicabilidade deste axioma está directamente ligada ao nível de disciplina que cada investidor coloca nos seus investimentos e da consciência de cada um de que perder e ganhar faz parte deste "jogo" e enquanto não aceitarmos que perder e ganhar são "duas faces da mesma moeda" nem cortamos as nossas perdas nem deixamos correr os ganhos. Importante mesmo, é ganhar mais que perder.
Por isso diz o axioma para cortarmos as nossas perdas e os negócios perdedores (minimizar as perdas), ou seja, quando escolhemos uma acção e ela não sobe como nós tinhamos pensado e faz o sentido inverso, devemos fechar essa posição, esse negócio e voltar-se para outro que possa parecer rentável... se a acção que deixamos porque estava a cair, por acaso, subir acima do preço a que vendemos isso é o menos importante, porque o que interessa é estarmos consonantes connosco e com as nossas convicções (estas situações podem acontecer mas não é por "ruminarmos" nelas que nos vamos tornar melhores investidores).
Assim, considero esta parte a mais importante: diminuir as perdas e aceitar que também fazemos maus negócios, mas que logo iremos entrar num bom... o objectivo é defender o nosso dinheiro.
A parte do "Let run your profits" é importante mas requer menos sofrimento psicológico do que as perdas. Claro que quando ganhamos 100 e podíamos ganhar 500 ficamos chateados e revoltados, mas é muito pior o sentimento das perdas, por isso os investidores têm tanta relutância em vender a perder... para não sofrer, simplesmente! Ganhar é bom, seja 100 ou 500 e se o nosso objectivo é mesmo o "Run the profits" então o caminho para o alcançar é com pequenos ganhos, porque com os pequenos ganhos temos grandes ganhos em nós próprios com consequente melhoria da nossa confiança e segurança nos investimentos que decidimos fazer, ou seja, mais confiança na tomada de decisão e aí sim, podemos alargar os limites dos nossos ganhos chegando, naturalmente, ao "let the profits run"!
Penso que o desenvolvimento da confiança/segurança nos investimentos é muito importante, e digo mesmo fundamental... mas isso só se consegue com ganhos, ou melhor, com mais ganhos do que perdas!
Para complemento, um excelente texto publicado por Ulisses em:
Recomendo a leitura.
Cumprimentos. EnglishMan

Sem comentários: