segunda-feira, outubro 03, 2005

Suportes e Resistências

Qualquer que seja o activo que estamos a negociar e se para o negociar recorremos da Análise Técnica, deve-se ter em atenção o fecho para tomar decisões e não durante as sessões... E porquê? Porque ao tomarmos decisões durante a sessão, as mesmas são tomadas "a quente". Depois da sessão terminar olhamos para o mercado com mais distância e temos algum tempo para melhor reflectir sobre o que fazer. Excepção à regra: "crashes" influenciados por acontecimentos muito negativos a nível mundial.
Raciocínio para gerir melhor as emoções em situações de quebra de suportes quando estamos longos ou de rompimento de resistências quando estamos curtos:
não entrar em pânico emocional. Esperar pelo fecho e verificar se não é um falso "break-out".
verificar volumes na quebra do suporte/resistência... quanto mais alto fôr o volume menos é a hipótese do activo voltar a cotar acima do antigo suporte (resistência actual) ou abaixo da antiga resistência (agora suporte), pelo menos no CP.
esperar pela sessão seguinte para confirmação da queda/subida.
a nossa entrada já foi feita acima do suporte ou abaixo da resistência, logo a nossa estratégia já se encontra perdedora. Se a fecharmos durante a sessão realiza-se a menos valia, se não a fecharmos e esperarmos pelo fecho ela pode vir a tornar-se menos perdedora ou até ganhadora.
Se já está perdedora, não é por a vendermos "a quente", ou no dia seguinte a um preço inferior (com confirmação da queda/subida) que a estratégia vai deixar de ser perdedora... pode-se perder mais um pouco, somente.
lembrar que depois de um activo quebrar um suporte ou romper uma resistência, tem tendência para voltar a esse suporte ou resistência para confirmar ou não, essa quebra ou rompimento.
Se alguém quiser acrescentar mais algum raciocínio...
Abraços e boas decisões.
EnglishMan

Sem comentários: